terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Regras da boa comunicação diante de pessoas recém-conhecidas:

                                                         Faça a diferença




Dizem que mais de 80 por cento dos grandes problemas da humanidade estão relacionados com o mau uso da comunicação.

O fato, é, que, a comunicação possui uma série de segmentos de linguajens, argumentos, pontos e contra-pontos de anánise, segmentos estes, que sempre estarão sujeitos ás diversas possíveis interpretações de quem está ouvindo, e cada um atribui um sentido diferente para cada palavra ou frase. Por muitas vezes, quando iniciamos um novo contato com alguém, ainda no início, pode ficar um pouco desconfortável conduzir alguns tipos de conversa, por não conhecermos exatamente a pessoa com o qual estamos conversando, seus gostos e idéias.

Então, torna-se necessário compreender estes gostos e idéias, de forma a conduzir uma conversa produtiva e franca com seu interlocutor, de forma, que, além de conhecê-lo, você possa se sair muito bem durante a sua comunicação e fazer a diferença. Para tal, aqui estão algumas dicas:

  • Falas Curtas á princípio podendo ou não se desenvolver dependendo da reação de seu interlocutor;
  • Sérias ou levemente simpáticas dependendo do seu interlocutor;
  • Tom mediano de voz para baixo, com leves tons de alto quando for dar ênfase a um assunto;
  • Ser bom ouvinte e dar atenção aos itens principais da conversa (os termos que se relacionam diretamente com o tema  principal da conversa) ;
  • Antes de interromper caso aja necessidade, sinalizar sutilmente com a expressão do olhar e dos gestos;
  • Mover um pouco os ombros, os .braços e as mãos, a fim de provocar uma desinibição natural durante á comunicação;
  • Ao se despedir da conversa, sinalizar antes com alguma frase, como:
-Bom, é isso...1
-Sendo assim, até breve...2
-É...vou ficando por aqui...até logo!3
-Por enquanto é só...4
-Sendo assim, vejo você lá(o lugar e a hora combinada por vocês anteriormente) 5


Dicas:

Você deve conhecer bem o assunto para se sentir mais seguro ao transmitir sua mensagem,(não precisa dominar por completo, mais saber falar sobre ele). Também é útil perguntar sobre o que ainda não tiver certeza.
Caso seja confrontado com algum argumento que acredite ser absurdo ou sem sentido, dizer algo como:
-Perdão, acho que não compreendi o que quis dizer...


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